Instituto martins De Arquivologia
Identificação dos proprietários. Avaliação prazos prescricionais Legislação Benefícios Padronizar tipologia documental Racionalizar espaço físico Preservar memória técnico-científica Definir responsabilidade de arquivamento Racionalizar custos de armazenagem Agilizar a recuperação da informação Apresentar a relação documental existente na empresa.
b) Taxonomia: É um ramo da Teoria da Informação ou Ciência da Informação que incorporou novos conceitos e processos com a Tecnologia da Informação . É uma lista crescente de conceitos e categorias segundo os quais se organizam os conteúdos empresariais.
Metodologia utilizada
Utilizando taxonomias pré-existentes no mercado. Seguindo o macrofluxo do processo empresarial utilizando um processo de negócio estratégico para a organização. Focando em bancos de dados pré-existentes na organização .
Benefícios
Velocidade de recuperação da informação Baixa revocação com alta precisão Confiabilidade/credibilidade na base de dados corporativa.
Processo indutivo gerando
Conhecimento Compartilhamento do capital intelectual
c) Fluxo Documental: Ferramenta que representa graficamente a trajetória de um documento, segundo sua fonte de origem, funcionamento, distribuição e destino final. Desta forma visamos facilitar a visualização do percurso de um papel dentro da instituição, além de indicar os problemas existentes e quais serão as correções necessárias. Essa apresentação contribui significativamente para a padronização e racionalização do trabalho.
. 2.2.1 Conceito Arranjar, ordenar e preparar os documentos para sua rápida recuperação
Metodologia utilizada Aplicação da TTD – Tabela de Temporalidade Documental no material à ser trabalhado triagem e expurgo de documentos. Reorganização dos documentos que deverão permanecer em arquivo ativo/intermediário/inativo BenefíciosPadronização da guarda do documento . Padronização do material a ser utilizado para guardaRecuperação rápida da informação3 –